ANCORD
Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias

Histórico

 

Em Assembleias realizadas dia 31/01/2011, as instituições associadas ratificaram a proposta de união da ANCOR e da ADEVAL criando a ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias.

 

Desde 02/03/2009, com a edição da Decisão-Conjunta BCB/CVM nº 17, as Sociedades Distribuidoras passaram a ter condições de exercerem as mesmas atividades das Sociedades Corretoras, que possuíam anteriormente exclusividade operacional para operarem diretamente nos ambientes e sistemas de negociação das Bolsas de Valores.

 

Com a integração, a ANCORD consolidou mais de 80 anos de conquistas das duas Associações. De fato, a ADEVAL foi fundada em 07/05/1965 e comemorou 45 anos em 2010. A ANCOR foi fundada em 26/08/1972 e, em 2010, completou 38 anos de atividades.

 

Ao longo desse período, conquistaram o reconhecimento das autoridades do Mercado Financeiro e de Capitais e do poder público, trabalhando sempre em conjunto com os reguladores do setor, mantendo contato frequente e frutífero.

 

Por essa razão, a ANCORD já nasce como uma entidade mais forte e abrangente do que a soma da ADEVAL e ANCOR, e firma-se como Entidade representativa do Sistema de Intermediação do Mercado Financeiro e de Capitais, apta a desempenhar seus mandatos com maior dinamismo.

Respeito e Credibilidade

Graças aos seus recursos e aos sólidos atributos técnicos, a ANCORD proporciona o respaldo indispensável ao desenvolvimento pleno das atividades de seus associados e assegura os meios necessários para a constante luta pelos seus legítimos interesses.

Presta, ainda, assistência técnica e jurídica, contando com um corpo de profissionais constantemente atualizado quanto às novidades do mercado.

Sendo uma Entidade de Classe comprometida com o desenvolvimento técnico, a ANCORD promove os melhores Cursos voltados ao aprimoramento profissional das instituições associadas e de seus funcionários, ministrados por professores vindos de renomadas instituições de ensino.

Promove ainda Certificações de Ouvidores e de Agentes Autônomos de Investimento exigidas pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários, que alcançaram projeção nacional, tendo sido realizadas em várias cidades do País.

Para prestar sua colaboração aos debates de temas relevantes para o Sistema de Intermediação, a ANCORD coordena os Comitês Setoriais dos segmentos Ações; Derivativos; Renda fixa, títulos públicos, mercado secundário e de balcão; Câmbio; Controles e procedimentos administrativos e operacionais.

Em conjunto com a BM&FBOVESPA e Sociedades Corretoras, a ANCORD compõe o Comitê de Fortalecimento da Indústria de Intermediação onde são debatidas medidas para incentivar o crescimento e o fortalecimento do setor.

Assim, a ANCORD está empenhada em desenvolver e aperfeiçoar a nova relação dos intermediários com a Bolsa, já que eles são o braço comercial do mercado de capitais, da bolsa e das empresas emissoras.

 

Certificação

A
ANCORD possui autorização da CVM – Comissão de Valores Mobiliários para promover Exames de Certificação para Agente Autônomo de Investimento e Empregados das Instituições Financeiras com Atividades de Distribuição e Mediação de Títulos, Valores Mobiliários e Derivativos. Os exames são realizados em parceira com a Fundação Carlos Chagas, mediante utilização de sistemas on-line e presencial, em várias cidades do Brasil. No período de 2002 a 2010, já certificou mais de 11.000 (onze mil) profissionais.

  

Cursos

Sendo uma entidade de classe comprometida com o desenvolvimento técnico, a ANCORD promove os melhores cursos voltados aos profissionais dos mercados financeiros e de capitais. Acompanhando o desenvolvimento da economia nacional e do setor que representa, está sempre atualizando o conteúdo dos cursos oferecidos e revisando sua agenda de treinamento de forma a oferecer ao mercado e ao público em geral as informações mais recentes e necessárias ao momento.

 

Neste sentido a ANCORD está apta a desenvolver todo e qualquer curso, que seja para formação, aprimoramento ou atualização de profissionais. Ministrados por professores vindos de instituições renomadas como a Universidade de São Paulo e a Fundação Getúlio Vargas, além de experientes executivos do mercado financeiro e de capitais, os cursos oferecidos pela ANCORD já alcançaram projeção devido aos seus méritos, em todo território nacional. Com média anual de 60 cursos, atingindo aproximadamente 1900 alunos/ano refletem não só a incontestável qualidade de nossa área de treinamento mas também, a confiabilidade que a ANCORD merecidamente detém.

 

Presidente: Manoel Felix Cintra Neto

1º Vice-Presidente: Ney Castro Alves

2º Vice-Presidente: Paulino Botelho de Abreu Sampaio

 

Diretor Superintendente: José David Martins Junior

 

Para informações adicionais favor contactar:

 

ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras

de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias

 

Rua Líbero Badaró, 425 - 8º andar - Centro

01009-905 - São Paulo, SP

Tel.: (11) 3242-6322   Fax: (11) 3107-4881

Website: www.ancord.org.br   E-mail: ancord@ancord.org.br