INI
Instituto Nacional de Investidores

O Instituto Nacional de Investidores – INI é uma instituição sem fins lucrativos, criada com a missão de oferecer um programa permanente de educação e orientação sobre investimentos em ações e com o objetivo de interessar e ensinar as pessoas comuns a aplicarem nesse mercado, tornando-se investidores conscientes. O INI objetiva também, como um de seus pilares estratégicos, ser o principal canal de comunicação entre as empresas abertas e o público de varejo interessado no mercado de ações.

O instituto congrega uma comunidade de 43.710 investidores, entre associados e cadastrados e 348 Clubes de Investimento, além de 32 corretoras parceiras e 62 Membros Orientadores (dados de dezembro de 2010). 

As atividades do INI são desenvolvidas de modo a ensinar pessoas de todos os níveis de renda - inclusive as que ainda não têm qualquer conhecimento sobre o assunto - a direcionar suas poupanças para o mercado de ações, com ênfase na formação de Clubes de Investimentos. Os clubes funcionam como núcleos para a educação dos investidores.

O programa de educação do INI, estimula seus associados a observarem a filosofia de investimento, contida nos cinco princípios básicos:

·         Investir regularmente uma determinada quantia. Isso permite que se aplique a política de custo médio para os investimentos, além de criar disciplina e estimular o ato de investir.

·         Reinvestir os ganhos de capital e os dividendos recebidos. Desta maneira, os lucros poderão ser maximizados através dos reinvestimentos com ganhos compostos.

·         Investir em empresas com perspectivas de crescimento, cujas vendas estejam aumentando a uma taxa anual maior que a do seu setor de atuação.

·         Diversificar os investimentos aplicando em empresas e setores diversos. Isto permite diluir riscos e assegurar um ganho médio que atenda às metas de retorno da carteira.

·         Investir em empresas que desenvolveram bons princípios de governança corporativa, especialmente com relação à proteção dos acionistas minoritários.

Para atingir seus objetivos, o INI mantem um convênio com a National Association of Investors Corporation – NAIC (www.better-investing.org), instituição americana, fundada em 1951, que congrega mais de 400.000 investidores, através de cerca de 30.000 clubes de investimento. O convênio permite que o INI use os métodos de treinamento, testados com sucesso ao longo de cinco décadas, e que o instituto traduza e adapte manuais e material de ensino, produzidos por essa organização. Desde 2005 o INI faz parte da Federação Mundial de Investidores (WFIC - World Federation of Investors Corporation), que congrega 22 países.

O método educacional do INI consiste essencialmente em:

·         Ensinar a seus associados os princípios fundamentais de investimento, seleção de empresas e administração de investimentos em ações. A idéia básica é que os próprios membros dos Clubes de Investimento associados do INI sejam os gestores de suas carteiras – num processo “aprender-fazendo” – desenvolvendo a confiança e despertando o interesse por este tipo de atividade (pois envolve os associados diretamente no processo decisório). 

·         Estimular a realização de reuniões regulares – mensais ou bimestrais - entre os membros dos diversos Clubes de Investimento, nas quais a primeira parte é dedicada à educação, com base nos materiais e manuais de ensino. A segunda parte das reuniões é dedicada à troca de informações e análises sobre a carteira, as empresas e as decisões de investimentos.

·         Organizar cursos e seminários de caráter regional e nacional, onde os associados podem aumentar seus conhecimentos sobre assuntos e experiências relacionados ao processo de investimentos.

·         Elaborar publicações para educar e orientar os associados, nos diversos níveis de conhecimento – do mais elementar ao mais avançado.

·         Publicar informações sobre o mercado de ações, clubes de investimentos, análises de empresas, noticias e temas educacionais de interesse dos associados.

·         Realizar encontros entre os associados pessoas físicas e as empresas abertas.

·         Promover webcasts e teleconferências para que as empresas abertas possam atingir investidores em todo o país.

O INI, além de contribuir para pulverizar os centros de decisão e aumentar a liquidez do mercado de ações, traz um alto retorno a todos os participantes, incluindo bolsas de valores e mercados de balcão organizados, corretoras, distribuidoras, bancos de investimentos, companhias abertas e, ainda, tende a ampliar o mercado de trabalho para analistas e profissionais de investimentos. Sua maior contribuição é o aumento da taxa de poupança voluntária dos brasileiros destinada ao financiamento de empresas através do mercado de ações, visando consolidar a democratização do capital em nosso país. Atualmente, o INI é um importante canal de comunicação entre as empresas abertas e o investidor individual.  

Informações Gerais Sobre o INI

Governança

 

  • Conselho de Administração constituído por representantes dos Associados Fundadores (pessoas jurídicas fundadoras do INI), Associados Pessoa Jurídica (pessoas jurídicas que associaram-se ao INI após a fundação) , um Membro Especial representante de investidores e clubes de investimento e mais o Diretor Geral, tendo um Presidente e dois Vice-Presidentes.
  • Diretor Geral, responsável pela administração do INI, e indicado pelo Conselho de Administração.

Conselho de Administração

Presidente:
Paulo Maurício Tinoco de Campos

Vice-Presidente: Elizabeth Piovezan Benamor 

Vice-Presidente: Geraldo Soares Leite Filho

 

Conselheiros: Andréa Paula Fernandes Pansa , Arlindo Soares Castanheira, Bayard de Paoli Gontijo, Carlos Alberto Correia Lucio, Carlos Tsuyoshi Yamashita, Eduardo Refinetti Guardia, Geraldo Soares Leite Filho, Gilberto Lourenço da Aparecida, Hélcio Fajardo Henriques, Hélio Oscar Moraes Garcia Júnior, Hugo Daniel de Oliveira Azevedo, José David Martins Júnior,  Luis Carlos da Costa Plaster, Paulo Raimundo Ferreira, Roberto Castello Branco e Ronaldo Nogueira (Patrono).

Diretoria

Diretor:
Hélcio Fajardo Henriques

Gerente Geral: Paulo Roberto Portinho de Carvalho

Associados Fundadores

• ABRASCA

• ANCORD 

• ANBIMA

• BANCO DO BRASIL

• BNDES 

• BM&FBOVESPA 

• BRADESCO 

• BRASIL TELECOM  

• COPEL 

• ELETROBRAS  

• EMBRAER 

• FINEP

• ITAÚ

• OI 

• PETROBRAS

• PR NEWSWIRE

• SANTANDER-BANESPA

• SOUZA CRUZ

• SUZANO PAPEL E CELULOSE

• TELEMIG CELULAR

• UNIBANCO

• VALE

• VIVO

Associados:

▪ BRASKEM 
▪ CPFL ENERGIA 
▪ CSN 
▪ LIGHT
▪ SUL AMÉRICA SEGUROS
▪ TAM
 

Para informações adicionais favor contatar:

 


Instituto Nacional
de Investidores – INI

 

Rua da Assembléia, 10 – Grupo 3616

20011-901 - Rio de Janeiro, RJ

Tel.: (21) 2508-6558  Fax.: (21) 2222-1773 

Website: www.ini.org.br    E-mail: ini@ini.org.br